O que é Documenta

A Mostra Documenta Costumes é uma exposição histórico-cultural que resgata e salvaguarda alguns dos principais traços da personalidade da Serra Gaúcha. Seus principais itens são a arte têxtil e as vestimentas tradicionais, religiosas, de Festa da Uva, e da moda local. Seu acervo conta com cerca de 250 trajes dispostos sobre manequins e em vitrines de grande visibilidade.

Além do vestuário, com peças raras como um lenço Farroupilha, obras inéditas de Aldo Locatelli, telefones do início das telecomunicações no país, protege, também, livros, objetos diversos, fotografias, pinturas, miniaturas, etc.

Com uma belíssima coleção, entre peças antigas e reconstituições históricas, processo esse muito divulgado atualmente na Europa, Documenta Costumes mostra itens da cultura gaúcha e dos usos e costumes da colonização italiana em 50 módulos protegidos e num espaço de cerca de 500m2. Documenta Costumes agrega-se, também, a outros acervos e expõe temporariamente coleções pertinentes de origem privada e museológica.

Síntese da mostra:

*Itália: 1850/1900 = Vestuário Tradicional; livros e documentos.
*Brasil: 1875/1950 = Orixás no Brasil; Vestuário Tradicional, livros e documentos.
*Rio Grande do Sul: = O Gaúcho e seu Mundo (Prataria Gauchesca; Arreios e Avios de Mate; Lenço Farroupilha); Arte Têxtil; Vestuário Tradicional; Aldo Locatelli, livros e documentos.
*Serra Gaúcha: 1875/1950 = Vestuário Colonial Italiano; Religiosidade e Fé; Usos e costumes; Trajes de Festa da Uva, vestuário da moda, livros e documentos.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]