Aldo Locatelli

Alto Locatelli

Vida e obra na Itália e Brasil

Quando iniciei a pesquisa sobre Alto Locatelli, na verdade não imaginava toda a extensão de sua produção artística. Parecia-me que, com o levantamento da Catedral de pelotas, quando de sua chegada ao Brasil; do Palácio Piratini e Aeroporto, em Porto Alegre, quando, definitivamente aqui fixou rtesidência; e, depois, Caxias do Sul, onde executou a igreja de São pelegrino, nada mais de importante haveria de ser dito ou mostrado. Entretanto, através de investigações, entre descobertas e entrevistas, fiquei profundamente impressionada pela grande produção deste jovem muralista ítalo-brasileiro.
…Em todos os tempos e em todos os recantos da Terra, o homem, na intencional necessidade de melhorar o seu estado… deixa a marca de sua passagem pelo mundo através do engenho, da graça, da imaginação, do sentimento com que opera através da procura do belo”.
Aldo Locatelli
Meu contato com seus parentes no Brasil e na Itália permitiu-me informações que favoreceram o meu trabalho. Encontrei pessoas tão emocionais e preocupadas quanto eu em preservar e divulgar a obra desse artista, tão humano quanto espiritualizado, que optou em permanecer no Brasil e que considero nosso.
Uma viagem pelas obras de Aldo é sentir uma sinfonia de cores, de movimento, de composições de luz. É um sem cessar de harmonias, de beleza, de força e de espiritualidade. Agradeço a todos os que me auxiliaram nesta tarefa. Em especial agradeço ao próprio Aldo pela experiência que me proporcionou viver.

Apoio Cultural

Depoimentos: Armindo Trevisan (UFRGS) – Vanessa Dutra (Museu Julio de Castilhos) – Berenice Gorini (UFSM) – Fernando Casal Ciampi (Restaurador) – Jayme Paviani (PUCRS – UCS).
Apoio cultural da Primeira Edição: Intral S/A – 1990.

Índice

Introdução
Aldo Locatelli na Itália: Vivências – Estudos – Obras 
Vinda ao Brasil
O atelier definitivo em Porto Alegre 

Obras Sacras
Porto Alegre
Itajaí
Novo Hamburgo
Santa Maria
Caxias do Sul
Obras Profanas
Porto Alegre
Caxias do Sul
São Paulo

Via Sacra – Maturidade de Aldo Locatelli 

Depoimentos
Textos Jornalísticos
Bibliografia
Créditos